31 outubro, 2012

Feliz dia do Saci!

Hoje dia 31 de outubro é comemorado o dia do Saci,
Como sabemos essas lendas com o passar do tempo são infantilizadas para ficar mais bonitinho, mas a lenda real do Saci é bem interessante, com mortes, torturas e coisas sobrenaturais.  O governo se esforça para o povo lembrar da lenda, mas não se esforça nada para parar a sua "corrupção", um dos grandes culpados por essa distorção infantil da lenda é o querido Monteiro Lobato...

Aqui vão links de versões das lendas mais próximas a original:

http://www.recantodasletras.com.br/contos/3668218
http://gispereira.blogspot.com.br/2010/05/saci-verdadeira-historia.html


Suposto video de um suposto Saci, numa suposta mata, depois de um suposto dia de nadar em um córrego.


30 outubro, 2012

Visita ao Museu de Araçoiaba da Serra!

Hoje fui visitar o ilustre museu da cidade, muitas coisas interessantes, deixo a foto de algumas:

Coitado...

Ninho de João de Barro.

Pote de barro de 1905

Armamento para defender a cidade dos invasores! (hehehe)




Graças a esses armamentos tecnológicos té hoje nenhuma das tentativas de invasão foi bem sucedida!





Artilharia pesada...







Dinossauros em Araçoiaba?

Armadura romana? acho que não!

Desisti de doar moedas que possivelmente eu ache...

Pedaços de crânio humano...




24 outubro, 2012

Detectore! Alvos Grandes no Pasto

Hoje fui a um pasto perto de casa, o local é grande, mas todos tem acesso, então o lixo é comum.
Quase tive um acidente com formigas, dei com a pá em um osso de vaca, e milhares de formigas sairam de dentro dele, por coincidência tinha postado ontem no fórum de detectores sobre insetos perigosos:


 Hoje o dia foi bem proveitoso se comparado aos outros, pois não tive dificuldade para identificar nenhum alvo, a maioria foram sinais de coisas grandes, facilitando a identificação em meio a terra.

O mais interessante achado do dia, uma parte de uma antiga candeia de ferro.


 Ela é de fabricação bem mais simples que as outras que vi, sera que é por ser mais antiga? ou por ser um
modelo para pessoas pobres?
foto de uma candeia completa.


Lixos, destaque para a latinha de spray de espuma de carnaval, a data de fabricação: 2007


Não faço ideia do que é essa peça de ferro.


Parece ser uma maçaneta de porta de carro, está toda queimada, queimaram ela ou foi o carro que queimou?

O maior achado do dia.


Um rolo de fio de aço, 2 metros mais ou menos, está novinho, quem sabe tenha um uso algum dia?

22 outubro, 2012

Ufologia, Detectorismo, Crença vs Ciência

Bom amigos hoje vou sair de novo do assunto principal do blog, não tanto assim, pois pelo que vi vários dos interessados por detectorismo tem um interesse também pela Ufologia! e no final deixarei uma mensagem da minha opinião sobre a implicância do misticismo na detecção de metais.

Me deparei hoje com essa notícia, um pouco velha, (18/10/2012):


Agroglifos foram descobertos em uma lavoura em Ipuaçu no último sábado
Foto: Ivo Hugo Dohl/Divulgação

Pelo quinto ano consecutivo, gigantescos agroglifos surgiram em lavouras de Ipuaçu, cidade localizada a cerca de 580 km ao oeste de Florianópolis, e vêm intrigando pesquisadores e comunidade local. Este ano, os sinais foram descobertos no final da manhã do último sábado em uma plantação de trigo localizada a menos de 500 m do centro da cidade. O pesquisador Ivo Hugo Dohl, que acompanha o fenômeno desde 2008, acredita que as marcas sejam "mensagens" que outros seres deixariam para o planeta Terra. "Não estamos sozinhos, e essas são mensagens de que eles estão por aqui e não querem o nosso mal", afirmou.

Desta vez, dois fatos chamam a atenção dos pesquisadores: os desenhos teriam surgido antes do "previsto" - desde 2008, os desenhos na lavoura ocorrem nos meses de outubro - e, pouco mais de 24 horas depois, na tarde de domingo, novos agroglifos foram descobertos em campos do interior da Inglaterra, onde o fenômeno já é registrado desde a década de 70. O pesquisador vê relação com os novos desenhos surgidos na Inglaterra.
"Existe sempre a dúvida de que alguém querendo brincar ou tirar proveito da situação ao fazer uma formação. Digo que em Ipuaçu, se fosse um só círculo, eu também diria que foi feito por mãos ou pés humanos, mas os 30 círculos menores interligados entre si e o corredor levando até a outra formação indica que não teve a presença humana", diz Dohl.
De acordo com o pesquisador, o surgimento teria ocorrido com duas semanas de antecedência. "Eles sempre apareceram nos últimos dias do mês de outubro. Agora chegaram duas semanas antes e no domingo já haviam desenhos na Inglaterra. Isso nunca havia acontecido", afirma.
Os desenhos no oeste catarinense seriam os mais "impressionantes" desde que começaram a ser registrados. O círculo central conta com 40 m de diâmetro e com as plantas amassadas em sentido horário. Outros 30 desenhos são interligados "assimetricamente", segundo Dohl.
"É o mais impressionante. Pequenos círculos completamente ligados uns aos outros de uma forma assimétrica e milimetricamente calculada", disse, acrescentando não haver marcas ou pegadas na lavoura até o local dos agroglifos. "Uma equipe levaria horas e horas para fazer isso e ainda deixaria marcas no local".

Fonte: Terra

Agora minha opinião,
1 de tudo, por que os círculos nos países ricos são extremamente mais complexos?
Exemplos de Crop Circles da Inglaterra.


Brasil. (nem foto aérea tem)


É obvio para qualquer um que tenha um pouco de razão que isso não passa de misticismo e do "Eu quero acreditar" que tanto foi difundido pela série Arquivo X.
Não vou entrar em detalhes do por que os círculos da Inglaterra são tão complexos e os do Brasil simplórios, você entende oque eu quero dizer não é?

A Ufologia está infestada de "crentes" que se baseiam em mentiras e crenças, eles afundaram a credibilidade de estudos sérios.

O Problema

E aonde eu quero chegar? O detectorismo está indo quase pelo mesmo caminho, vários curiosos vieram parar para conversar de lendas e histórias sobre demônios, bolas de fogo, mãe do ouro, caboclo da água, espíritos protetores e outros.
 Nada de alguém aparecer com uma história sobre o passado do local... hehe
 E eu vejo vários detectoristas na internet baseando suas pesquisas nessas lendas! 
Não que eu seja contra ás lendas, eu acho esse tipo de história muito interessante aliás. 
Mas é isso que é, só histórias!
Já percebi que a fama do detectorismo do Brasil caminha igual a ufologia, um campo com pouca ciência e muita crença. 
Diferentemente dos amigos Portugueses que tem belos achados, em cima de pesquisa do local, não lendas ou sonhos com tesouros.
Talvez seja por isso que esses tais detectores que detectam ouro a Kilometros de distância, radiestesia por varetinhas e outros métodos muito duvidosos tenham uma fama razoável por essas terras... 

Resumindo, os ufólogos em sua maioria são infelizmente rotulados com uma fama não muito agradável por causa dessas crenças e mentiras de alguns, será que os detectoristas já tem esse rótulo? ou no futuro terão?

Essa é a minha opinião, qual é a sua?








17 outubro, 2012

Detectore! Lago Municipal IV

Outro dia de pesquisa sem grandes achados, aqui vão as fotos:





 Equipamento depois do dia de serviço...
 Lixos...
Cadeado, está escrito stals stabs staes algo do tipo, alguém sabe oque é?